Kanban, o início da revolução!

7 jul

No post pasado falei sobre o Sistema Toyota de Produção (STF) e comentei do Kanbanm, mas foi breve.

Kanban em japonês quer dizer “Sinal”, este nome foi dado a uma placa que colocada no painel do carro que entrava na linha de produção da Toyota. Neste painel vinha informações sobre a cor do carro, quantas portas, entre outras características que ele poderia ter de acordo com o gosto do cliente.
Com o Kanban, e outras técnicas que vou explicando neste blog aos poucos, a Toyota passou a conseguir criar carros customizados de forma fácil e eficiênte.


Exemplo de Kanban Moderno

Assim foi possível quebrar um paradigma, enquanto todas as montadoras do mundo faziam a produção empurrada, ou seja, construída milhares de carros iguais e empurravam para as concessionárias, passou a fazer a produção puxada. Ou seja, o cliente na concessionária pedia o carro que ele queria, ou utilizando de pesquisas de mercado, e assim eles construíam carros sobre demanda. Outro benefício do Kanban é para atender ao Just In Time, que é reduzir os estoques ao máximo, algo que falarei no futuro bem como o seu vínculo com a TI.

Bem, daí você me pergunta, o que diabos isto tem a ver com TI? Para você ter uma ideia da importância disso existe até uma metodologia de gestão de processos chamada Kanban, que é baseado nos conceitos Ágil e Lean como também o Scrum (não conhece ??? pra frente vou explicando sobre ele…).

A aplicação do Kanban na TI é simples, cria-se um quadro com as tarefas a fazer, em desenvolvimento e realizadas, bem como um gráfico que ilustra bem se a equipe está em dia.


Kanban para TI

Esse quadro passa a ficar visível para que todos, logo ao chegar na sala de trabalho, possam ver o sinal informando claramente como está o projeto e o que precisa ser feito para alcançar a meta.

Ahhhh não podemos esquecer o conceito de demanda puxada, ou produção puxada, isto foi incluído também nas metodologias ágeis, como o Scrum, mas não através do Kanban. Com a Engenharia de Valor ( também não conhece?? vamos falar sobre isso pra frente) é feito uma análise de ROI, retorno do investimento, e uma priorização para que seja feito aquilo que realmente o mercado, ou o cliente, demanda.


Demanda Puxada x Empurrada

Ufa, ainda existe muito a falar de Kanban, com o tempo vou entrando nos detalhes…

Até a próxima!

Deixe um comentário